Quando se fala em vendas em carros luxuosos no Brasil, a linha Classe C, da Mercedes-Benz, é campeã disparada. Agora, a marca traz mais uma novidade para o cenário brasileiro: o Mercedes-Benz C180 2019.
Custando entre R$ 178.900 e R$ 317.900, o novo modelo possui carrocerias sedã (nacional), cupê, conversível e perua. O modelo sedã, irmão do modelo MB CLA 2019, feito em Iracemápolis, em São Paulo, vendeu, até o momento, cerca de 5.000 unidades por ano, um número considerável para um carro de nicho e com preço elevado.
Origem do Mercedes Benz C180
O Mercedes-Benz C180 surgiu através de outro clássico da Daimler: o 190E, que era o menor da gama na década de 80. Com o passar dos anos, precisamente nos anos 90, o modelo chegou ao Brasil.
Anos depois, com a pós-crise mundial e com a pré-crise brasileira, a montagem do C180 se tornou viável em solos brasileiros, em CDK no interior Paulista. Mesmo que, anos antes, a Mercedes havia feito o CLC 200 em Juiz de Fora, MG.
Detalhes do Mercedes Benz C180 2019
Extremamente elegante e muito discreto, o Mercedes-Benz Classe C 2018 se tornou um dos carros de nichos mais populares entre os brasileiros.
Seja com ou sem a famosa estrela de três pontas sobre o capô, o modelo tem um visual que chama muita atenção, principalmente por conta das linhas e dos cromados, o que faz com que um veículo Mercedes se diferencie no meio do trânsito.
O veículo possui faróis com projetores Full LED e LEDs diurnos, mesmo para os repetidores de direção, são sofisticados e aproximam o modelo de seu irmão muito maior. Essas são referências do que ele pode fazer durante a condução, mas o restante é sóbrio e luxuoso.
Além disso, o Mercedes C180 2019 conta com uma grade com quatro frisos cromados, proporcionando um aspecto esportivo, como o para-choque com spoilers e frisos cromados. Já no Exclusive, ela tem desenho clássico com a famosa estrela de três pontas sobre o capô. Para quem procura por um visual mais conservador, é a melhor opção.
Os retrovisores contam com detalhes de mesma tonalidade, além de desembaçador dos espelhos, repetidores de direção com luz de solo e rebatimento elétrico. As lanternas em LED do veículo são extremamente sofisticadas e a tampa do porta-malas contém um friso cromado. O teto solar possui um tamanho padrão.
Sobre os assentos, eles permitem que seja regulado até o apoio de cabeça e têm três memórias. Realmente um luxo. Há muitos cromados e detalhes em couro, bem como acabamento em alumínio nas portas. Nas versões Avantgarde e Sport, há muito preto brilhante, enquanto o Exclusive usa com direito revestimentos em madeira. Ambos com volante multifuncional com coluna de direção ajustável eletricamente e integrada à memória do assento.
O quadro de instrumentos encantam e muito na versão Sport do veículo, sendo mais estiloso. Nas demais versões, ele possui um modelo bem sóbrio, porém, são eficientes em sua proposta. A tela fixa de 7 polegadas da multimídia não é sensível ao toque e também não agrada a todos, mas cumpre seu papel.
O console do Mercedes Classe C 2018 é largo e possui revestimento em acabamento preto brilhante ou madeira, que também recobre o centro do painel.
A alavanca da transmissão fica coluna de direção, já seguindo uma tradição, enquanto em seu lugar no console há um comando multifuncional para navegação na multimídia e demais funções do carro.
Comandos físicos para climatização, mídia, áudio, modos de condução, Start&Stop, ativação de tela e sensores de estacionamento também estão presentes, mas em menor número que na geração anterior.
Entre os bancos dianteiros, o modelo de luxo apresenta um apoio de braço bipartido que dá acesso ao porta-objetos central. Na parte traseira, o espaço é mediano e há dois difusores de ar. Nos Mercedes C180/C250 Coupé e C300 Cabriolet, o espaço é bem reduzido, apesar de ter a mesma plataforma.
O Mercedes Classe C 2018 conta com um banco fixo e não pode ser rebatido, assim como não há apoio de braço central. Apenas a perua Mercedes C180 Estate e o C300 Cabriolet o possuem.
No teto, luzes de leitura em LED amarelo dão um toque mais elegante, assim como o teto solar elétrico e acabamento escurecido.
No veículos C300 Cabriolet, existe a opção de cores para a capota. O porta-malas posusi 480 litros e um reparador de pneus. Já no Mercedes Classe C Coupé 2018 são 400 litros e no C300 Cabriolet apenas 285 litros.
Porém, o Mercedes C180 Estate tem um pouco mais: 490 litros. Apenas os dois últimos podem ampliar seus bagageiros.
O assento do condutor conta com três memórias e ajuste elétrico da coluna de direção, assim como lombar, prolongador do assento e de apoio de cabeça, mas não é para todos e nos Mercedes Classe C Coupé 2018 e Mercedes Classe C Cabriolet 2018, os bancos dianteiros possui sistema de recuo elétrico para acesso à parte traseira, facilitando o acesso de quem vai atrás.
Mercedes Classe C 2019 – novidades e informações
O Mercedes C180 2019 surge com algumas novidades no mercado brasileiro. O sedã de luxo feito em Iracemápolis, interior de São Paulo, agora passa a contar com a versão Exclusive para o C 180.
Esta opção contém a clássica grade da marca alemã, além da conhecida estrela de três pontas sobre o capô. Além disso, o veículo contém rodas de liga leve aro 17 com raios múltiplos, bem como interior revestido em madeira “Lime Wood” e relógio analógico.
O Mercedes-Benz C 180 Exclusive vem com sete airbags, multimídia Audio 20 (GPS, Bluetooth, CD e USB), Dynamic Select, faróis full LED, controle de cruzeiro com limitador, bancos em couro, pacote de luzes internas, Adaptive Brake e ar-condicionado dual zone.
O modelo C 200, deixa de ser oferecido, mantendo assim o C 250 Avantgarde, que possui um motor 2.0 Turbo de 211 cv. Porém, este perde o pacote AMG e conta com rodas de um estilo um pouco mais conservador.
O C 300 Sport 2017 vem com kit AMG, suspensão esportiva, rodas de liga leve escurecidas AMG aro 18 polegadas, pacote Night e motor 2.0 Turbo com 245 cv e 35,5 kgfm. Esta opção vem ainda recheada com os itens mencionados acima, com acabamento em madeira “Black Ash”, assistente de estacionamento, touchpad, bancos dianteiros elétricos com memória, teto solar elétrico, pedais de alumínio, bancos esportivos em couro, retrovisores com rebatimento elétrico e multimídia Comand Online (internet, SD, HD 10 GB, GPS, Bluetooth, USB, DVD).
Mas a principal novidade do Mercedes-Benz Classe C 2018 é a introdução do câmbio automático 9G-Tronic de nove velocidades em todos os modelos, que entrega 156 cv e 25,5 kgfm no 1.6 Turbo e 211 cv com 35,5 kgfm no 2.0 (C 250).
Mercedes Classe C 2018 – versões e modelos
- Mercedes-Benz C180 Avantgarde 2018;
- Mercedes-Benz C180 Exclusive 2018;
- Mercedes-Benz C180 Estate 2018;
- Mercedes-Benz C180 Avantgarde Coupé 2018;
- Mercedes-Benz C250 Avantgarde 2018;
- Mercedes-Benz C250 Sport Coupé 2018;
- Mercedes-Benz C300 Sport 2018;
- Mercedes-Benz C300 Cabriolet 2018.
Mercedes Classe C 2018 – equipamentos e funcionalidades
Mercedes-Benz C180 Avantgarde 2018 – Motor 1.6 Turbo Flex de 156 cv e 25,5 kgfm, com câmbio automático 9G-Tronic de nove marchas. De série com faróis Full LED, rodas de liga leve de 17 polegadas com 5 raios duplos, pneus 225/45 R17, piloto automático e limitador de velocidade, Dynamic Select (modos de condução: Comfort, Eco, Sport, Sport+ e Individual), multimídia Audio 20 (GPS, Bluetooth,USB, CD), sete airbags incluindo joelhos do motorista, Adaptive Brake, Start&Stop, suspensão comfort, navegação Garmin, acabamento em alumínio, detalhes em preto brilhante, iluminação interna personalizada, pacote exterior Avantgarde com acabamentos cromados, bancos em revestimento Artico, touchpad, Keyless Go, e ar-condicionado dual zone.
Mercedes-Benz C180 Estate 2018 – Itens acima, menos motor Flex, mais limpador/lavador do vidro traseiro e banco traseiro bipartido.
Mercedes-Benz C180 Avantgarde Coupé 2018 – Itens do Mercedes C180 Avantgarde, menos o motor Flex, com mais bancos dianteiros com rebatimento parcialmente elétrico e efeito memória, quatro lugares e janelas traseiras elétricas.
Mercedes-Benz C180 Exclusive 2018 – Itens acima, mais painel com acabamento em madeira, relógio analógico, grade clássica cromada, estrela sobre o capô, pacote de interior Exclusive e rodas de liga leve de 17 polegadas com múltiplos raios.
Mercedes-Benz C250 Avantgarde 2018 – Conta com um motor 2.0 Turbo de 211 cv e câmbio automático de nove marchas. Conta com os itens já citados, mais banco do motorista com ajuste elétrico e memória, retrovisores com rebatimento elétrico,um belo teto solar elétrico, estacionamento automático, acabamento em madeira “Black Ash” e bancos em couro natural.
Mercedes-Benz C250 Sport Coupé 2018 – Contém os itens acima, além de recuo elétrico completo dos bancos dianteiros por meio do assento traseiro.
Mercedes-Benz C300 Sport 2018 – Possui um motor 2.0 Turbo de 245 cv e câmbio automático com nove marchas. Conta com os itens já citados, mais bancos esportivos em couro, suspensão esportiva, rodas AMG de liga leve 18 polegadas com interior escurecido, pneus 225/45 na frente e 245/40 R 18 atrás, multimídia COMAND Online (internet, SD card, HD 10 GB, GPS, Bluetooth, USB, DVD), pacote Sport AMG, acabamento em madeira “Black Ash”. Possui pedais esportivos em alumínio e bancos dianteiros elétricos com memória.
Mercedes-Benz C300 Cabriolet 2018 – Além dos itens acima, o modelo conta com rodas AMG de liga leve 19 polegadas com interior escurecido, pneus 225/40 R19 na frente e 255/35 R19 atrás, rebatimento com recuo automático, sistema anticapotamento e capota em tecido com acionamento elétrico.
Mercedes Classe C 2018 – preços
- Mercedes-Benz C180 Avantgarde 2018 – R$ 178.900
- Mercedes-Benz C180 Exclusive 2018 – R$ 178.900
- Mercedes-Benz C180 Estate 2018 – R$ 187.900
- Mercedes-Benz C180 Avantgarde Coupé 2018 – R$ 187.900
- Mercedes-Benz C250 Avantgarde 2018 – R$ 205.900
- Mercedes-Benz C250 Sport Coupé 2018 – R$ 275.900
- Mercedes-Benz C300 Sport 2018 – R$ 248.900
- Mercedes-Benz C300 Cabriolet 2018 – R$ 317.900
Mercedes Classe C 2018 – motor
A base de motores do Classe C 2018 é o M274, uma pequena família de propulsores da Daimler lançada em 2011 junto com o M270, que é o mesmo, mas posicionado em transversal na plataforma MFA da Daimler (Classes A, B, GLA e CLA).
O propulsor é composto totalmente em alumínio, empregando ligas especiais em sua confecção, assim como duplo comando de válvulas variável, corrente de comando, injeção direta de combustível (inclusive com tecnologia Flex e partida a frio por pré-aquecimento), turbocompressor e intercooler ar-água. Ele possui o sistema Start&Stop para redução no consumo.
O M274 conta com duas versões: 1.6 com 156 cv a 5.300 rpm e 25,5 kgfm a 1.250 rpm. Estes mesmos números são correspondentes para a versão Flex. O outro propulsor é o 2.0, que tem conta com duas versões de performance. A primeira entrega 211 cv a 5.500 rpm e 35,7 kgfm a 1.200 rpm, enquanto a mais potente tem 245 cv a 5.500 rpm e 37,7 kgfm a 1.300 rpm.
O câmbio automático usado é o 9G-Tronic de nove marchas, responsável por substituir o antigo 7G-Tronic de sete marchas, que saiu de cena. Essa nova caixa tem inclusive opção Sport, além de ser integrada ao Dynamic Select com os modos Comfort, Eco, Sport, Sport+ e Individual.
Com os motores acima, o Mercedes-Benz Classe C 2018 vai de 0 a 100 km/h de 8,8 segundos no Mercedes C180 Coupé até 5,9 segundos no C300 Sport. Você terá o máximo de velocidade.
O conjunto motriz M274/9G-Tronic proporciona médias entre 9,0 e 10,2 km/litro na cidade e de 13,0 a 13,7 m/litro na estrada, sempre com gasolina e sem contar o etanol, que possui uma média bem inferior.
Mercedes Classe C 2018 – desempenho dos veículos
Aceleração de 0 a 100 km por hora e velocidade máxima final
- Mercedes C180 Flex 2018 – 8,5 segundos e 223 km/h
- Mercedes C180 Estate 2018 – 8,7 segundos e 223 km/h
- Mercedes C180 Coupé 2018 – 8,8 segundos e 223 km/h
- Mercedes C250 2018 – 6,6 segundos e 250 km/h
- Mercedes C250 Coupé 2018 – 6,8 segundos e 250 km/h
- Mercedes C300 2018 – 5,9 segundos e 250 km/h
- Mercedes C300 Cabriolet 2018 – 6,4 segundos e 250 km/h
Mercedes Classe C 2018 – consumo
Cidade
- Mercedes C180 Flex 2018 – 7,0 km/litro no etanol e 10,2 km/litro na gasolina
- Mercedes C180 Estate 2018 – 10,0 km/litro na gasolina
- Mercedes C180 Coupé 2018 – 10,2 km/litro na gasolina
- Mercedes C250 2018 – 9,6 km/litro na gasolina
- Mercedes C250 Coupé 2018 – 9,6 km/litro na gasolina
- Mercedes C300 2018 – 9,6 km/litro na gasolina
- Mercedes C300 Cabriolet 2018 – 9,0 km/litro na gasolina
Estrada
- Mercedes-Benz C180 Flex 2018 – 9,2 km/litro no etanol e 13,3 km/litro na gasolina
- Mercedes-Benz C180 Estate 2018 – 13,6 km/litro na gasolina
- Mercedes-Benz C180 Coupé 2018 – 13,7 km/litro na gasolina
- Mercedes-Benz C250 2018 – 13,6 km/litro na gasolina
- Mercedes-Benz C250 Coupé 2018 – 13,6 km/litro na gasolina
- Mercedes-Benz C300 2018 – 13,6 km/litro na gasolina
- Mercedes-Benz C300 Cabriolet 2018 – 13,0 km/litro na gasolina
Mercedes Classe C 2018 – manutenção e revisão
Revisão |
Custo |
Custo |
Custo |
Quilometragem | Preços 1.6 156 cv | Preços 2.0 211 cv | Preços 2.0 245 cv |
10.000 km | R$ 1.150 | R$ 1.150 | R$ 1.150 |
20.000 km | R$ 2.100 | R$ 2.100 | R$ 2.100 |
30.000 km | R$ 1.150 | R$ 1.150 | R$ 1.150 |
40.000 km | R$ 2.100 | R$ 2.100 | R$ 2.100 |
50.000 km | R$ 1.150 | R$ 1.150 | R$ 1.150 |
Mercedes Classe C 2018 – ficha técnica
Motor |
Mercedes C180 / C180 Estate |
C250 |
C300 |
Tipo | Dianteiro transversal, Turbo, Etanol e Gasolina | Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina | Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina |
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1595 | 1991 | 1991 |
Válvulas | 16 | 16 | 16 |
Taxa de compressão | 10,3:1 | 9,8:1 | 9,8:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta | Direta | Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) | Gasolina: 156 cv @ 5300 rpm / Etanol: 156 cv @ 5300 (exceto Estate) | Gasolina: 211 cv @ 5500 rpm | Gasolina: 245 cv @ 5500 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) | Gasolina: 25,5 kgfm @ 1250 rpm / Etanol: 25,5 kgfm @ 1250 rpm (exceto Estate) | Gasolina: 35,7 kgfm @ 1200 rpm | Gasolina: 37,7 kgfm @ 1300 rpm |
Transmissão |
|||
Tipo | Automática 9 marchas | Automática 9 marchas | Automática 9 marchas |
Tração |
|||
Tipo | Traseira | Traseira | Traseira |
Freios |
|||
Tipo | Disco ventilado / Disco | Disco ventilado / Disco | Disco ventilado / Disco |
Direção |
|||
Tipo | Elétrica | Elétrica | Elétrica |
Suspensão |
|||
Dianteira | Braços sobrepostos, independente com barra estabilizadora | Braços sobrepostos, independente com barra estabilizadora | Braços sobrepostos, independente com barra estabilizadora |
Traseira | Multilink | Multilink | Multilink |
Rodas e Pneus |
|||
Rodas | Liga Leve aro 17 polegadas | Liga Leve aro 17 polegadas | Liga Leve aro 18 polegadas |
Pneus | 225/45 R17 / 225/50 R17 (Estate) | 225/50 R17 | 225/45 R18 (frente) / 245/40 R18 (traseira) |
Dimensões |
|||
Comprimento total (mm) | 4686 / 4702 (Estate) | 4686 | 4686 / 4702 (Estate) |
Largura sem retrovisores (mm) | 1810 | 1810 | 1810 |
Altura (mm) | 1442 / 1457 (Estate) | 1442 | 1447 |
Distância entre os eixos (mm) | 2840 | 2840 | 2840 |
Capacidades |
|||
Porta-malas (litros) | 480 / 490 (Estate) | 480 | 480 |
Tanque (litros) | 66 | 66 | 66 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 640 / 650 (Estate) | 640 | 640 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1425 / 1500 (Estate) | 1480 | 1530 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,27 / 0,29 (Estate) | 0,27 | 0,27 |
Motor |
Mercedes C180 Coupe |
C250 Coupe |
C300 Cabriolet |
Tipo | Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina | Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina | Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina |
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1595 | 1991 | 1991 |
Válvulas | 16 | 16 | 16 |
Taxa de compressão | 10,3:1 | 9,8:1 | 9,8:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta | Direta | Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) | Gasolina: 156 cv @ 5300 rpm | Gasolina: 211 cv @ 5500 rpm | Gasolina: 245 cv @ 5500 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) | Gasolina: 25,5 kgfm @ 1250 rpm | Gasolina: 35,7 kgfm @ 1200 rpm | Gasolina: 37,7 kgfm @ 1300 rpm |
Transmissão |
|||
Tipo | Automática 9 marchas | Automática 9 marchas | Automática 9 marchas |
Tração |
|||
Tipo | Traseira | Traseira | Traseira |
Freios |
|||
Tipo | Disco ventilado / Disco | Disco ventilado / Disco | Disco ventilado / Disco |
Direção |
|||
Tipo | Elétrica | Elétrica | Elétrica |
Suspensão |
|||
Dianteira | Braços sobrepostos, independente com barra estabilizadora | Braços sobrepostos, independente com barra estabilizadora | Braços sobrepostos, independente com barra estabilizadora |
Traseira | Multilink | Multilink | Multilink |
Rodas e Pneus |
|||
Rodas | Liga Leve aro 17 polegadas | Liga Leve aro 18 polegadas | Liga Leve aro 19 polegadas |
Pneus | 225/45 R17 | 225/45 R18 (frente) / 245/40 R18 (traseira) | 225/40 R19 (frente) / 255/35 R19 (traseira) |
Dimensões |
|||
Comprimento total (mm) | 4686 | 4686 | 4686 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1810 | 1810 | 1810 |
Altura (mm) | 1405 | 1405 | 1409 |
Distância entre os eixos (mm) | 2840 | 2840 | 2840 |
Capacidades |
|||
Porta-malas (litros) | 400 | 400 | 285 |
Tanque (litros) | 66 | 66 | 66 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 555 | 555 | 480 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1430 | 1540 | 1690 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,29 | 0,26 | 0,31 |
Saiba que Aqui na Mambrini Motors você encontra a sua Mercedes C 180 Coupê e muito mais. Você pode conferir mais clicando aqui.